Muito Além do Zap foi pensado para ser acessível a qualquer interessado pelo tema. Também pode ser usado em aulas e formações presenciais ou a distância.

No caso das discussões em coletivos, a sugestão é criar um espaço de participação e de debate. Para isso, é preciso favorecer o engajamento do grupo e colocar questões ou desafios que instiguem a reflexão. Isso pode ser feito utilizando de maneira criativa os recursos disponíveis.

Uma proposta possível para uso dos recursos é a seguinte:

Entrevistas em vídeo:
“Aquecimento” para o tema. Podem ser apresentadas antes da discussão em si, para que os participantes se ambientem com o assunto que será discutido.
– Após a exibição do vídeo, o educador pode propor uma pergunta disparadora do debate a partir do que foi apresentado.

Resumos:
É possível usar de forma adaptada a lista de conteúdos principais tanto em apresentações de slides quanto em redes sociais, sobretudo WhatsApp. O resumo serve como um lembrete do essencial de cada capítulo.

Texto principal:
É o recurso de consolidação da aprendizagem, cuja leitura pode ser feita fora do horário de aula ou em trechos selecionados, caso haja espaço no planejamento do educador.

Dicas práticas:
São voltadas ao exercício das competências e habilidades trabalhadas no curso. Elas podem ser aproveitadas nas tarefas práticas propostas durante as aulas.
– Uma sugestão interessante é conceber algum tipo de produção concreta com a turma. Pode ser um blog, a melhoria dos perfis de redes sociais da organização, uma rádio comunitária.
– Lembre-se de incluir a todos e todas nas diferentes etapas, do planejamento à avaliação final.

Para saber mais:
Material de aprofundamento, que pode ser explorado de acordo com os interesses da turma e a necessidade do educador. A lista é um ponto de partida, podendo – e devendo – ser acrescida de outras sugestões que dialoguem com a realidade de cada turma.

Não esqueça, ainda, de fazer os teste de conhecimentos antes e depois de acessar os conteúdos do curso!